Quem Somos
Com o objetivo de prestar apoio e assistência aos pacientes oncológicos e familiares proporcionando melhor qualidade de vida e consequentemente melhor enfrentamento da doença e do tratamento, foi criada em maio de 1992 por um grupo de pacientes e familiares, médicos e funcionários do CTO - Centro de Terapia Oncológica, a APPO - Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.
A Associação atua no município de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, junto à sociedade promovendo campanhas de ação preventiva, conscientizando o paciente e família e a comunidade com informações precisas sobre câncer e a importância da detecção precoce desta doença.
A APPO promove eventos com a finalidade de auxiliar os interesses da Instituição, bem como promover a união dos pacientes oncológicos, estabelecendo convênios e intercâmbios com Instituições Brasileiras e Estrangeiras que facilitem a vida e o tratamento dos pacientes oncológicos.
A instituição realiza treinamentos e capacitação dos voluntários e funcionários da APPO, objetivando a atualização do trato com o paciente oncológico, incorporando as Diretrizes propostas pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.
A área de atuação da instituição é o município de Petrópolis/ RJ e sua sede está localizada à Rua Visconde da Penha, nº 72 - Centro – Petrópolis/RJ – CEP: 25625-018.
A APPO comemora e há mais de vinte anos vêm trabalhando na assistência geral a pacientes portadores de câncer, defendendo-os junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, priorizando os atendimentos e garantindo suporte necessário à continuidade dos tratamentos para os pacientes em risco econômico e ou social.
A APPO é reconhecida como uma entidade de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, recebeu monções honrosas da Câmara Municipal de Petrópolis e a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
A APPO promove eventos e campanhas de conscientização junto aos pacientes, famílias e a sociedade, apresentando informações médicas e farmacêuticas precisas sobre a necessidade de manter hábitos saudáveis como fator preponderante na prevenção do câncer, a importância da detecção precoce e como proceder na procura de atendimento para o tratamento da doença no Município de Petrópolis.
Doação de medicamentos, roupas, bolsa de alimentos, empréstimo de próteses mamária, cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, camas hospitalares, muletas e perucas;
Realização de chás beneficentes, jantares e bazares para arrecadar fundos para os pacientes;
Serviço de telemarketing;
Campanhas educativas:
. Ir e Vir - informativo sobre atendimento e tratamento do câncer de mama;
. Multiplica Réplica - revista em quadrinhos sobre a saúde preventiva;
. Quem ama, se Cuida! - palestras de conscientização;
. Sensimama- vídeo com depoimentos de tratamentos bem sucedidos;
. Outubro Rosa - diversas atividades relativas à saúde da mama.
A APPO atende centenas de pacientes oncológicos adultos da Região Serrana que buscam tratamento em Petrópolis.
Estes pacientes, ao saírem dos seus municípios descobrem que o tratamento pode requerer de 4 a 6 semanas e por conta disso enfrentam além da doença, o desgaste físico, financeiro e emocional causado pelo deslocamento diário ou por hospedagem em pensões sem o conforto necessário ao seu bem estar, alimentação deficiente, distância da família e falta de suporte psicológico. Como resultado, muitos desistem de continuar seu tratamento.
O cuidado com o paciente e a necessidade de uma melhor qualidade de vida durante o tratamento, unida a renomados profissionais e instituições das mais tradicionais que são unânimes em afirmar a importância de Casas de Apoio para o sucesso dos tratamentos, acolhendo pessoas que estão vivendo uma situação de grande vulnerabilidade emocional e física, fez com que a APPO sonhasse e criasse a Casa de Apoio aos Pacientes Oncológicos.
Desde então a APPO oferece aos pacientes oncológicos, provenientes de Petrópolis e Região Serrana, conforto, segurança, alimentação adequada, socialização, aulas de dança, lazer e direito a acompanhante durante a semana, retornando aos lares nos finais de semana.
O imóvel escolhido está estrategicamente localizado ao lado do CTO - Centro de Terapia Oncológica e da RadioSerra.
A RadioSerra atende cerca de 70 pacientes diários, porém existe uma demanda de 20 a 30 pacientes a mais que se encontram em lista de espera por várias semanas por não terem condições de se deslocar após às 20h. A instalação da Casa de Apoio permitiu a ampliação do horário de funcionamento.
A Casa de Apoio também é a sede administrativa da APPO que melhorou qualitativa e quantitativamente seu atendimento de serviços sociais, de nutrição, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, ganhando um espaço a mais para a realização de atividades lúdicas, artísticas e de lazer para os pacientes oncológicos, acompanhantes e familiares, a equipe de funcionários e voluntários.
APPO visa transformar o tempo ocioso do paciente entre sessões de tratamento, em tempo produtivo, através de palestras e oficinas de capacitação técnica, facilitando a inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A Associação acredita que estas ações auxiliam na eficácia do tratamento, pois fortalece a autoestima do paciente e familiares.
A Casa de Apoio está sendo apresentada a instituições, empresariado, parceiros e amigos na certeza de que ao refletirem sobre a questão, escolham estar envolvidos neste projeto de forma a minimizar o sofrimento dos que são acometidos pelo câncer.
• Hospedagem: salas, quartos, varanda, banheiros, copa, cozinha, área de lazer, consultórios, sala de convivência e jardim.
• Além da hospedagem para o paciente e acompanhante é oferecida pensão completa (café, almoço, lanche e jantar), terapia ocupacional, lazer e equipe multidisciplinar.
Pagamento através de parceria e voluntariado
- Mais de cinco mil pessoas participam anualmente na Caminhada intitulada “Saúde da mama, uma nova caminhada”;
- Mais de sete mil pessoas passaram pelas palestras de conscientização e sensibilização;
- 749 bolsas de alimentos são entregues anualmente;
- Serviço de telemarketing capacitando e empregando vitoriosas da APPO;
- 126 pacientes receberam empréstimos dentre eles de andador, bengala, bota ortopédica, cadeira de rodas, cadeira higiênica, colchão caixa de ovo, comadre, lenços, muletas, patinho, peruca, prótese mamária e tipóia;
- 459 pacientes foram beneficiados com doação de remédios;
- 243 pacientes foram atendidos pela nutricionista;
- 09 pacientes foram atendidos pela assistente social (iniciou em Dezembro/2013);
- 20 pacientes foram atendidos por médicos especialistas;
- 170 pacientes foram beneficiados com exames de imagem e diagnóstico;
O custo para manutenção e sustentabilidade do projeto é de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais por mês). Hoje recebemos através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Petrópolis o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para pagamento do aluguel.
Divulgação de marca ou logomarca em peças de divulgação e folheteria institucional, produção de mídia espontânea, divulgação de produtos ou serviços em eventos e atividades. Isenção fiscal para doadores ou patrocinadores de projetos certificados pelos Ministérios da Cultura e da Saúde.
Vale ressaltar que a APPO por sua identidade sem fins lucrativos é reconhecida com o Título de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal não remunera os membros da sua Diretoria e do Conselho Fiscal.
Se você deseja apoiar com uma contribuição mensal programada, nos visite, entre em contato conosco e/ou faça a sua contribuição.
Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos
Vice - presidente: Cleo de Marco
Secretária: Monica de Moura Possas
Tesoureiro: Rosângela da Silva
Relações Públicas: Gabi Andrade
Conselho Fiscal:
Diretoria
Administração
Telemarketing
Equipe Técnica
Mensageiros
Cozinha