Quem Somos

1 - APRESENTAÇÃO:

Com o objetivo de prestar apoio e assistência aos pacientes oncológicos e familiares proporcionando melhor qualidade de vida e consequentemente melhor enfrentamento da doença e do tratamento, foi criada em maio de 1992 por um grupo de pacientes e familiares, médicos e funcionários do CTO - Centro de Terapia Oncológica, a APPO - Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

 

A Associação atua no município de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, junto à sociedade promovendo campanhas de ação preventiva, conscientizando o paciente e família e a comunidade com informações precisas sobre câncer e a importância da detecção precoce desta doença.

 

A APPO promove eventos com a finalidade de auxiliar os interesses da Instituição, bem como promover a união dos pacientes oncológicos, estabelecendo convênios e intercâmbios com Instituições Brasileiras e Estrangeiras que facilitem a vida e o tratamento dos pacientes oncológicos.

 

A instituição realiza treinamentos e capacitação dos voluntários e funcionários da APPO, objetivando a atualização do trato com o paciente oncológico, incorporando as Diretrizes propostas pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

 

A área de atuação da instituição é o município de Petrópolis/ RJ e sua sede está localizada à Rua Visconde da Penha, nº 72 - Centro – Petrópolis/RJ – CEP: 25625-018.

2 - MAIS DE DUAS DÉCADAS DE HISTÓRIA:

A APPO comemora e há mais de vinte anos vêm trabalhando na assistência geral a pacientes portadores de câncer, defendendo-os junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, priorizando os atendimentos e garantindo suporte necessário à continuidade dos tratamentos para os pacientes em risco econômico e ou social.

 

A APPO é reconhecida como uma entidade de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, recebeu monções honrosas da Câmara Municipal de Petrópolis e a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

 

A APPO promove eventos e campanhas de conscientização junto aos pacientes, famílias e a sociedade, apresentando informações médicas e farmacêuticas precisas sobre a necessidade de manter hábitos saudáveis como fator preponderante na prevenção do câncer, a importância da detecção precoce e como proceder na procura de atendimento para o tratamento da doença no Município de Petrópolis. 

3 - AÇÕES E EVENTOS COM GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE:

Doação de medicamentos, roupas, bolsa de alimentos, empréstimo de próteses mamária, cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, camas hospitalares, muletas e perucas;

Realização de chás beneficentes, jantares e bazares para arrecadar fundos para os pacientes;

Serviço de telemarketing;

Campanhas educativas:

. Ir e Vir - informativo sobre atendimento e tratamento do câncer de mama;

. Multiplica Réplica - revista em quadrinhos sobre a saúde preventiva;

. Quem ama, se Cuida! - palestras de conscientização;

. Sensimama- vídeo com depoimentos de tratamentos bem sucedidos;

. Outubro Rosa - diversas atividades relativas à saúde da mama.    

4 - A PRÁTICA DO TRABALHO:

A APPO atende centenas de pacientes oncológicos adultos da Região Serrana que buscam tratamento em Petrópolis.

 

Estes pacientes, ao saírem dos seus municípios descobrem que o tratamento pode requerer de 4 a 6 semanas e por conta disso enfrentam além da doença, o desgaste físico, financeiro e emocional causado pelo deslocamento diário ou por hospedagem em pensões sem o conforto necessário ao seu bem estar, alimentação deficiente, distância da família e falta de suporte psicológico. Como resultado, muitos desistem de continuar seu tratamento.

 

O cuidado com o paciente e a necessidade de uma melhor qualidade de vida durante o tratamento, unida a renomados profissionais e instituições das mais tradicionais que são unânimes em afirmar a importância de Casas de Apoio para o sucesso dos tratamentos, acolhendo pessoas que estão vivendo uma situação de grande vulnerabilidade emocional e física, fez com que a APPO sonhasse e criasse a Casa de Apoio aos Pacientes Oncológicos.

 

Desde então a APPO oferece aos pacientes oncológicos, provenientes de Petrópolis e Região Serrana, conforto, segurança, alimentação adequada, socialização, aulas de dança, lazer e direito a acompanhante durante a semana, retornando aos lares nos finais de semana.

5 - O LOCAL:

O imóvel escolhido está estrategicamente localizado ao lado do CTO - Centro de Terapia Oncológica e da RadioSerra.

 

A RadioSerra atende cerca de 70 pacientes diários, porém existe uma demanda de 20 a 30 pacientes a mais que se encontram em lista de espera por várias semanas por não terem condições de se deslocar após às 20h. A instalação da Casa de Apoio permitiu a ampliação do horário de funcionamento.

 

A Casa de Apoio também é a sede administrativa da APPO que melhorou qualitativa e quantitativamente seu atendimento de serviços sociais, de nutrição, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, ganhando um espaço a mais para a realização de atividades lúdicas, artísticas e de lazer para os pacientes oncológicos, acompanhantes e familiares, a equipe de funcionários e voluntários.

 

APPO visa transformar o tempo ocioso do paciente entre sessões de tratamento, em tempo produtivo, através de palestras e oficinas de capacitação técnica, facilitando a inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A Associação acredita que estas ações auxiliam na eficácia do tratamento, pois fortalece a autoestima do paciente e familiares.

 

A Casa de Apoio está sendo apresentada a instituições, empresariado, parceiros e amigos na certeza de que ao refletirem sobre a questão, escolham estar envolvidos neste projeto de forma a minimizar o sofrimento dos que são acometidos pelo câncer.

6 - ESTRUTURA DA CASA DE APOIO:

• Hospedagem: salas, quartos, varanda, banheiros, copa, cozinha, área de lazer, consultórios, sala de convivência e jardim.

• Além da hospedagem para o paciente e acompanhante é oferecida pensão completa (café, almoço, lanche e jantar), terapia ocupacional, lazer e equipe multidisciplinar.

7 - ATIVIDADES REAIS:

Pagamento através de parceria e voluntariado

- Mais de cinco mil pessoas participam anualmente na Caminhada intitulada “Saúde da mama, uma nova caminhada”;

- Mais de sete mil pessoas passaram pelas palestras de conscientização e sensibilização;

- 749 bolsas de alimentos são entregues anualmente;

- Serviço de telemarketing capacitando e empregando vitoriosas da APPO;

- 126 pacientes receberam empréstimos dentre eles de andador, bengala, bota ortopédica, cadeira de rodas, cadeira higiênica, colchão caixa de ovo, comadre, lenços, muletas, patinho, peruca, prótese mamária e tipóia;

- 459 pacientes foram beneficiados com doação de remédios;

- 243 pacientes foram atendidos pela nutricionista;

- 09 pacientes foram atendidos pela assistente social (iniciou em Dezembro/2013);

- 20 pacientes foram atendidos por médicos especialistas;

- 170 pacientes foram beneficiados com exames de imagem e diagnóstico;

8 - MANUTENÇÃO DO PROJETO:

O custo para manutenção e sustentabilidade do projeto é de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais por mês). Hoje recebemos através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Petrópolis o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para pagamento do aluguel.

9 - CONTRAPARTIDAS PROMOCIONAIS E FISCAIS:

Divulgação de marca ou logomarca em peças de divulgação e folheteria institucional, produção de mídia espontânea, divulgação de produtos ou serviços em eventos e atividades. Isenção fiscal para doadores ou patrocinadores de projetos certificados pelos Ministérios da Cultura e da Saúde.

 

Vale ressaltar que a APPO por sua identidade sem fins lucrativos é reconhecida com o Título de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal não remunera os membros da sua Diretoria e do Conselho Fiscal.

 

Se você deseja apoiar com uma contribuição mensal programada, nos visite, entre em contato conosco e/ou faça a sua contribuição.

10 - EQUIPE DE GESTÃO

Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos

Vice - presidente: Claudia Maria Jochem Teixeira

Secretária: Helen Santos

Tesoureiro: Antonio Ricardo da Silva

Relações Públicas: Carla Emanuela Meira Coelho

Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Veloso de Almeida, Monica Vieira Moura Possas e Edcelvita Cardoso Bruno.

Diretoria

Ana Cristina Coelho Mattos Presidente
Cláudia Maria Jochem Vice-Presidente
Antonio Ricardo da Silva Tesoureiro
Dra. Monica Possas Secretária
Cris Moura Relações Públicas
Dr. Carlos Eduardo Veloso de Almeida Conselheiro Fiscal
Edcelvita Bruno Conselheira Fiscal
Rosângela da Silva Conselheira Fiscal

Administração

Grasielle Martins de Souza Assistente Financeiro
Alexandre de Carvalho Brito Assistente Administrativo
Magna de Cassia Martins Auxiliar Administrativo
Janaína Patolea Recepcionista

Telemarketing

Cláudia Maria Jochem Responsável Telemarketing
Cristiane kochem de Almeida Operadora Telemarketing
Ildair Bordignon Carvalho Operadora Telemarketing
Mariana Ferreira da Silva Operadora Telemarketing
Yasmin Eduarda Moraes Paiva Operadora Telemarketing
Sonia Miller Meira Operadora Telemarketing

Equipe Técnica

Alessandra Fernandes Assistente Social
Angela Maria Baptista Nutricionista
Cristiane Tavares Negócio Assistente Social
Márcia Aparecida da Costa Fonoaudióloga
Natascha Cordonel Miguel Takey Psicóloga
Patricia Portugal Coordenadora Projetos Sociais

Mensageiros

Cleiton Gonçalves Mensageiro
Alan Oliveira da Fonseca Mensageiro
Marcos Dias Ribeiro Mensageiro

Apoio

José Carlos de Oliveira Serviços Gerais
Rosangela Neves Auxiliar de Almoxarifado

Cozinha

Ivan Gervásio dos Santos Cozinheiro
Rosemere Ciriaco Aux. Serviços Gerais

Voluntários

Sandra Siqueira Terapeuta Holística (Reiki)
Adriana dos Santos Prof Dança do Ventre e Dança de Salão
Vera Lucia Alves Prof Artesanato
Rosane Shirai Rabello Prof Artesanato
Lucilia Bugari Prof Biodança
Joanita da Silva Gomes Esteticista
Nilza Maria Barros Porf Costura
Rosilene Vital Apoio aos Pacientes
Therezinha Heleto Artesanato