Noticia | PRESIDENTE DA APPO RECEBE O PRÊMIO DRA. ZILDA ARNS DA CMP

Voltar

A solenidade será realizada no Dia Internacional da Mulher

 

A presidente da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos - APPO, Ana Cristina Coelho Mattos, recebe na próxima terça-feira, dia 08 de março, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Petrópolis, o Prêmio Dra. Zilda Arns por indicação do vereador Ronaldão. O título é concedido anualmente às mulheres que tem mérito e notoriedade por ações de grande relevância dentro da sociedade, além de suas trajetórias de vida.

 

A relação de Ana Cristina com a APPO surgiu desde a sua criação, quando pacientes, familiares e funcionários do CTO – Centro de Terapia Oncológica se uniram num momento em que o governo Municipal cortou a verba para oncologia. “Resolvemos nos unir e ir para a porta da Prefeitura de Petrópolis e solicitar ao Prefeito que ele voltasse atrás. Como funcionou resolvemos montar uma associação para cuidar dos pacientes”, conta.

 

Ana Cristina sempre esteve na APPO no Conselho Fiscal e desde 2009 responde pela presidência da Associação. Como Presidente Ana Cristina afirma que a maior conquista foi conseguir montar a Casa de Apoio, trazendo melhor qualidade de vida para os pacientes de outros Municípios. Mas, nada disso seria possível sem o Outubro Rosa que deu uma grande visibilidade e credibilidade na sociedade Petropolitana.

 

“Ser presidente da APPO, que é uma instituição com poucas condições financeiras, tem que fazer de tudo um pouco. Cuido de toda parte administrativa e financeira, além de ministrar palestras sobre a detecção precoce do câncer de mama e apresentar a instituição para órgãos Públicos, Empresas, Conselhos de Saúde e da Mulher. Mas não conseguiria chegar até aqui sem a equipe que tenho de voluntários, funcionários e diretoria”.

 

Ana Cristina Coelho Mattos é filha de João Pereira Coelho e Dulce Martins Coelho, mãe de Rickson Coelho Mesquita e casada com Sérgio Ramos Mattos. Formada em Serviço Social pela Unopar, atua como Gerente Administrativa da RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, tendo realizado cursos especiais de Voluntariado no Inca, Câncer de Mama – Suzan Komen, Capacitação FEMANA – Detecção Precoce do Câncer de Mama, dentre outros.

 

O interesse pela atuação vem desde a infância: “Sempre gostei de trabalhar diretamente com o ser humano, comecei a trabalhar na antiga Policlínica de Nogueira em 1981 na área administrativa (Departamento Pessoal), e na hora do almoço gostava de visitar os pacientes internados”. Dentre as dificuldades que encontrou na prática, a maior delas é trabalhar com a morte. “Por conta disso foi que comecei a fazer com que essas pessoas tivessem uma melhor qualidade de vida na hora da morte, junto dos familiares, atendendo as suas solicitações”.

 

Ao ser questionada sobre o fato de ter que abdicar de muitos momentos da vida pessoal em prol da APPO, Ana Cristina responde: “Às vezes tenho que abrir mão do lazer com a minha família em prol das atividades da APPO, mas tenho um marido muito compreensivo que me ajuda e compreende” e complementa, “sempre vale a pena. Às vezes dá vontade de desistir, pois os problemas são muitos. Mas sempre aparece um paciente com uma palavra amiga, trazendo tanto carinho que eu tenho certeza que eu ganho muito mais do que dou”.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.