Noticia | OUTUBRO ROSA É TEMA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO EM CURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Voltar

O resultado mostra a importância da campanha para o melhor enfrentamento do câncer de mama

 

A Campanha do Outubro Rosa, dedicada à conscientização das mulheres para a realização de exames preventivos e de autoconhecimento das mamas para a detecção precoce do câncer, foi o tema escolhido por uma médica em seu TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, em Residência Médica. Durante 10 meses, Dra. Juliana Borges Oliveira Alves, pesquisou dados e informações, e teve a ideia de comparar o estadiamento do câncer de mama após a implementação da Campanha em Petrópolis.

 

O objetivo foi determinar se as mulheres estão sendo diagnosticadas em estágios mais precoces ou avançados da doença com o progredir dos anos. Juliana, que tem 28 anos, é Médica formada pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos - Unifeso/ Teresópolis e Médica Residente em Ginecologia e Obstetrícia do terceiro ano, pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, FMP/ Hospital de Ensino Alcides Carneiro, HEAC.

 

O TCC serve para oferecer um panorama do perfil das pacientes atendidas pelo Hospital Alcides Carneiro, trazendo números que permitem a elaboração de estratégias no combate ao câncer de mama. Outro ponto importante apontado pelo estudo foi o aumento de diagnósticos através do rastreio mamográfico com tumores menores nesse período, além de diminuição relativa de tumores metastático no diagnostico, o que pode levar a um impacto positivo futuramente na sobrevida e diminuição da mortalidade por câncer de mama no município.          

            

O trabalho contou com a orientação do Dr. Carlos Vinícius Pereira Leite, Mastologista do Hospital Alcides Carneiro e Auxiliar de Ensino da cadeira da Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina de Petrópolis, que ressalta a importância desse tipo de estudo para saber qual o impacto do Outubro Rosa sobre as pacientes após cinco anos de campanha em Petrópolis.  “Vínhamos observando uma diminuição do volume dos tumores das pacientes e um aumento dos casos com axila negativa, ou seja, sem comprometimento metastático do câncer de mama. Isso são sinais de que os rumores estão sendo diagnosticados em fase inicial. Era necessário documentar de alguma forma essa evolução”, afirma.

 

Na cidade a responsável pela Campanha do Outubro Rosa é a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, a APPO, que realiza um trabalho voltado para campanhas educativas em escolas, empresas e entidades públicas para conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, além da realização da tradicional caminhada, que em 2016, levou mais de 5 mil pessoas às ruas.

 

“Nesse momento temos a certeza de que o Outubro Rosa é muito importante para a nossa cidade e para as mulheres petropolitanas. Acho que eu, assim como toda nossa diretoria e equipe, nunca poderíamos imaginar que a repercussão do evento tomaria essa dimensão. Queríamos apenas chamar atenção para a detecção precoce do câncer de mama e achar um modo de que não só as pessoas, mas também o poder publico, pudesse ouvir o grito de várias mulheres que precisavam ajudar umas as outras”, conta Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.

 

Para o Dr. Carlos Vinícius Pereira Leite, a APPO continuando suas campanhas não só do Outubro Rosa, mas no projeto educacional de diagnóstico precoce do câncer e alertando para mudanças de hábitos e estilo de vida mais saudável, facilita o trabalho médico e proporciona um alerta consciente e sem pânico da importância do câncer na saúde pública, abrangendo todas as classes sociais sem distinção.                       

 

“Hoje a APPO para o Serviço de Mastologia tem um importância muito maior do que a campanha do Outubro Rosa. Pra se ter uma idéia, nossas paciente são atendidas por nós e ao nosso lado estão as Vitoriosas, voluntárias, que nos auxiliam na orientação das pacientes no sentido de direitos trabalhistas, apoio psicológico e social além de proporcionar um intercâmbio junto ao Centro de Terapia Oncológico, CTO e a RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia no andamento de todas as etapas do tratamento”, conta o médico.

 

Todas as informações colhidas por Dra. Juliana foram através de prontuários médicos das pacientes. Para ela, a APPO pode ser considerada a “peça chave” do Outubro Rosa na cidade, já que é a responsável pela divulgação da doença e realização de atividades voltadas ao tema. “Campanhas como esta tem como principal importância a educação da população em relação à doença, levando informações importantes sobre determinada patologia e quebrando os tabus sobre diagnóstico e tratamento. Quanto mais divulgada for uma doença que é prevalente na população, mais a o população ficará atenta e realizará rastreio precoce, aumento dessa forma as chances de cura”, conta a médica.

 

Os trabalhos científicos realizados pelas Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina de Petrópolis tem proporcionado identificar deficiências no atendimento, propondo soluções para a Saúde Pública do Município. “Após esse trabalho houve desdobramentos que vão gerar um projeto que vai iniciar em abril com treinamento e capacitação de toda unidades básicas de saúde do município para melhorar o fluxo das pacientes que precisam de investigação de alterações das mamas. Além disso, iniciamos um projeto pra aquisição de um novo mamógrafo para o Hospital Alcides Carneiro, isso iria melhorar nossa capacidade de diagnostico e resolução de casos mais complexos”, finaliza Dr. Carlos.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.