Noticia | NUTRIÇÃO ALIADA AO TRATAMENTO DO CÂNCER EM BUSCA DE BONS RESULTADOS

Voltar

Especialista alerta sobre a importância de uma boa alimentação durante os tratamentos

 

Independente do tipo do câncer, o tratamento é extremamente delicado e, na maioria dos casos, os pacientes perdem nutrientes e peso devido aos efeitos dos quimioterápicos. A alimentação normal não é suficiente para suprir essa carência, principalmente devido aos efeitos colaterais como perda do paladar, mucosite, náuseas, vômitos e outros.

 

Nesse momento, o acompanhamento de um nutricionista se torna essencial, é ele quem investiga as relações entre saúde e doença através do alimento ingerido pelo paciente. “Nutrir é fornecer ao organismo os nutrientes necessários à vida. Uma dieta adequada melhora a qualidade de vida, o estado nutricional, e ajuda a diminuir os efeitos colaterais durante o tratamento de Quimioterapia e Radioterapia”, explica a nutricionista Ângela Baptista.

 

A dieta de uma pessoa saudável é diferente da de um paciente em tratamento, que necessita de uma atenção maior. “Uma pessoa estável deve sempre optar por uma alimentação saudável até para evitar doenças e controlar o peso corporal, podendo ter acesso a todos os tipos de alimentos. As suas necessidades nutricionais são normais. Uma pessoa em tratamento necessita de uma atenção maior devido as suas carências físicas e nutricionais causadas pela doença” conta. 

 

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, oferece gratuitamente o acompanhamento nutricional graças ao trabalho voluntário feito pela Ângela, que toda primeira segunda-feira do mês realiza os atendimentos, tirando dúvidas e orientando os pacientes.

 

“As dicas que podemos dar para os pacientes é que durante o tratamento procurem alimentos saudáveis ou que comam o que mais lhe apetecem, utilizem as frutas, fontes de vitaminas e minerais, bebam bastante água durante a quimioterapia, utilizem legumes, verduras e carnes para controle de peso e procurem dentro do possível um nutricionista para uma melhor orientação”, finaliza.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.