Noticia | GRUPO MULTIDISCIPLINAR DA APPO JÁ ATENDEU 102 PESSOAS NO HAC

Voltar

O serviço funciona desde agosto de 2015

 

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, em parceria com o Hospital Alcides Carneiro, HAC, vem realizando desde agosto do ano passado, junto aos médicos mastologistas, um projeto de apoio aos pacientes que recebem o diagnóstico de câncer de mama e colo do útero. Dos preparativos pré e pós – cirúrgico até a procura por pacientes que desistiram e abandonaram o tratamento.

 

A equipe também realiza visitas às pacientes que acabaram de ser submetidas à mastectomia e entrega uma almofada em formato de coração, que foram desenhadas para facilitar o descanso do braço, diminuindo o inchaço após a operação, oferecendo melhor conforto à paciente vítima de câncer de mama. Em Petrópolis, a “Almofada do Coração” está sendo confeccionada pela Quilt Arte, que recebe doações do plumante, material utilizado no preenchimento.

 

O projeto surgiu depois de uma solicitação feita pela equipe de mastologistas do Hospital Alcides Carneiro, que perceberam a necessidade de uma equipe multidisciplinar de apoio aos pacientes que acabam de receber o diagnóstico de câncer de mama e também dos ginecologistas oncológicos.

 

“As pacientes são acompanhadas durante todo o processo de diagnóstico até o tratamento, passando pela cirurgia. O intuito é de humanizar o atendimento e resgatar as pacientes que desistiram através da busca ativa”, conta Cristiane Negócio, Assistente Social da APPO.

 

A equipe conta, além de Cristiane, com Patrícia Portugal, Coordenadora de Projetos Sociais da APPO e vitoriosa do câncer de mama, Rosilene Vital, vitoriosa do câncer de mama e voluntária e Gabriela Ximenes, Psicóloga do Hospital Alcides Carneiro. Os atendimentos são realizados na sala de sala de reuniões ao lado da recepção do ambulatório do HAC toda quinta-feira. Desde agosto de 2015 já foram atendidas 102 pessoas.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.