Noticia | CONCEITO DE DOR É TEMA DE PALESTRA NA APPO

Voltar

A palestra faz parte do Curso de Cuidados Paliativos

 

Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, o Curso “Educação Continuada em Cuidados Paliativos”, realizado na Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, em parceria com a Secretaria Regional de Ação Social, Igreja Metodista Wesleyana, Primeira Região Eclesiástica, Pontual Farmacêutica e RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, recebe a palestra “Cecily Saunders e a dor total”, com a Psicóloga Silvana Aquino.

 

O conceito de “dor total”, introduzido por Cicely Saunders, enfatiza a importância de se interpretar o fenômeno doloroso não somente na sua dimensão física mas também nas suas dimensões emocionais, sociais e espirituais que influenciam na gênese e na expressão da queixa dolorosa.

 

 

Voltado para profissionais da área saúde, estudantes e pessoas interessadas ao tema, o curso tem como objetivo apresentar o que são os Cuidados Paliativos, ainda pouco difundidos na cidade. Os profissionais selecionados para participarem deste projeto foram escolhidos através de sua vasta experiência na área, são pessoas que atuam há anos na implantação e divulgação dos Cuidados Paliativos no Brasil, e no mundo, como: Cláudia Naylor, Silvana Aquino, Bruno Oliveira, Edson Fernando de Almeida, Germana Hunes e Eduardo Rosa Pedreira.

 

Paliativos são os cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura, e que ameace sua vida, visando uma melhor qualidade de vida.  Para isso é fundamental que o paciente tenha acesso a uma equipe multidisciplinar, que tem o desafio de avaliar e tratar da dor e outros sintomas físicos, assim como aspectos sociais, psicológicos e espirituais.

 

Silvana Aquino possui Mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho, é docente de Ensino Superior da Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense no curso de graduação em Psicologia, com 15 anos de atuação. Tem experiência em Psicologia Hospitalar, com especialização na área de Psicologia em Oncologia, com dez anos de atuação no Instituto Nacional de Câncer, na Unidade de Cuidados Paliativos, é docente do Curso de Extensão em Psico-oncologia e Tanatologia da PUC- Rio e Psicóloga Clínica do Instituto Entrelaços.

 

Esses cuidados são oferecidos para o paciente e sua família no momento em que o médico assistente identifica que não existem mais possibilidades da doença ser curada. Todos os envolvidos nesse processo devem ser acolhidos pelos Cuidados Paliativos.

                              

Ao todo, serão realizados 10 encontros, um por semana, durante os meses de agosto, setembro, novembro e previsão de término no dia 09 de novembro. Os temas abordados serão: “Cuidados Paliativos e a Cultura dos Limites”, “Cecily Saunders e a dor total”, “Fé e Sentido da Vida”, “Espiritualidade e Resiliência”, “A Interdisciplinaridade no Cuidado Paliativo”, “Aspectos Psicológicos da Morte e do Morrer”, “Hospital do Câncer IV - Unidade de Cuidados Paliativos”, “Comunicação de Más Notícias”, “Bioética em Questões de Final de Vida” e “Tanatologia”.

 

Foram disponibilizadas 40 vagas, que rapidamente se esgotaram. A meta é que no futuro, mais cursos como este sejam realizados na Associação.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.