Noticia | CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA REÚNE MILHARES DE PESSOAS

Voltar
As ruas do Centro Histórico receberam a cor que simboliza a luta contra o Câncer de Mama
 
A tradicional Caminhada do Outubro Rosa, realizada pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, no último sábado, dia 28 de outubro, foi um sucesso. Milhares de pessoas vestidas de rosa, cor que simboliza a luta contra o câncer de mama, pintaram as principais ruas da cidade.
 
Este ano, a Música Oficial do Outubro Rosa foi escrita pelo GRBC Guerreiros da Vinte, que durante todo o percurso da caminhada, acompanhado da Bateria e dos integrantes do bloco, fez a alegria dos participantes. Para Ana Cristina Mattos, presidente da APPO, esse foi um dos principais diferenciais deste ano. “Os Guerreiros da Vinte fizeram a diferença na caminhada levando muita alegria e todos aprenderam o samba e cantaram junto com a bateria. Essa é a finalidade da caminhada: fechar o Outubro Rosa com muita alegria e comemorando as vitórias, que esse ano, foram muitas”, afirma.
 
O percurso começou na Catedral São Pedro de Alcântara, passou pela Rua Imperatriz até chegar a Rua Imperador, seguindo até a Rua Dr. Nelson Sá Earp, passando pela Praça da Liberdade e finalizando o trajeto no Palácio Sérgio Fadel na Avenida Koeler. Essa foi a nona edição da caminhada, que trouxe como Madrinha, Sabrina Noel Rossi, Primeira Dama do Município e a Mascote Lola, da Guarda Municipal, que realiza visitas semanais aos pacientes hospedados na Casa de Apoio da APPO.
 
Como de costume, logo no início da caminhada vieram as Vitoriosas do Câncer de Mama, mulheres que venceram o câncer, ou que ainda estão em tratamento, com faixas e mensagens de conscientização, ressaltando a importância dos exames preventivos e da detecção precoce da doença. A APPO prestou uma homenagem ao Padre Jac, que faleceu há poucos meses e foi um grande incentivador da Caminhada do Outubro Rosa e apoiador da associação.
 
De acordo com a estimativa dos organizadores, quase 5 mil pessoas participaram da caminhada. No total, 4.300 camisas foram trocadas no dia do evento por alimentos não perecíveis, fora as pessoas que foram com camisas de outros anos. “Esse ano batemos o recorde de vendas de camisas entre empresas e na barraca que ficou durante todo o mês na Praça D. Pedro. No total, foram 4.600 camisas, além de mochilas, laçinhos e acessórios de campanha”, ressalta Ana Cristina.
 
Dentre as ações realizadas pela APPO durante o mês de outubro, foram cerca de três a cinco palestras por dia com informações precisas, montadas sobre a orientação dos médicos mastologistas Dra. Marilda Plácido e Dr. Carlos Vinicius Leite, ambos do Hospital Alcides Carneiro. “Estamos com o trabalho de atendimento dentro do próprio HAC, dando suporte aos pacientes que recebem o diagnóstico de câncer. A APPO está, e vai continuar, lutando pela qualidade de vida para os pacientes de câncer não só da nossa cidade como dos 32 municípios da região serrana que vem fazer o seu tratamento de radioterapia em nossa cidade”, afirma a presidente da associação.
 
Mas para Ana Cristina, se engana quem pensa que o trabalho acabou aqui, agora é hora de pensar no próximo ano e nos projetos que estão acontecendo na APPO. “O momento agora é de começar a sonhar novas metas para 2018 para todos os pacientes de câncer, como implantar na cidade um trabalho de cuidados paliativos para os pacientes”, finaliza.
 
Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.