Noticia | BONECA DA APPO JÁ TEM UM NOME: VITÓRIA

Voltar

Elas serão entregues para as crianças que doarem cabelos para a associação

 

Finalmente, após muitas sugestões e votações, as bonecas da APPO que serão dadas para as crianças que doarem seus cabelos para a confecção de perucas já tem um nome: Vitória. O que deixou toda a diretoria muito feliz, já que o nome vem a calhar. “Todo paciente que é diagnosticado pela doença e passa pelo tratamento, vira um vitorioso ou uma vitoriosa, não importa o tipo de câncer. Todas as pessoas vão levar um pedacinho da vitória de cada paciente”, afirma Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

 

Dentre os nomes sugeridos estavam: Rosinha, Esperança, Vida, Aninha, Vivi, Vitoriosa, Vick, Bella, Bellinha, Maria Flor e Angels. A participação das pessoas pela fanpage da APPO no Facebook foi grande e a disputa para saber qual nome receberia a boneca também. A partir da próxima semana, elas já serão entregues.

 

A ideia de criar uma boneca surgiu com Alessandra de Mello Santos Fernandes, assistente social da APPO, que percebeu o número de crianças que começaram a levar os seus cabelos para doarem aos pacientes e a felicidade que mostravam, sabendo que estariam ajudando a uma pessoa que perdeu o seu. O modelo das bonecas e preparação do molde ficou por conta da mãe de Alessandra, Márcia Regina de Mello Santos.

 

A confecção é feita pelas vitoriosas e a professora do corte e costura na própria oficina da APPO com o material doado pelas confecções e pessoas físicas, que já doam para aulas de artesanato. As etiquetas foram produzidas e doadas pela Masterbord.

 

A entrega dos cabelos pode ser feita na Casa de Apoio da APPO, mas a associação recebe a ajuda de alguns salões da cidade para confeccionar as perucas doadas para as mulheres portadoras de câncer que perdem os cabelos durante o tratamento. Após tantos sofrimentos enfrentados pelas pacientes desde o diagnóstico, essa é uma forma muito especial para que elas possam recuperar sua autoestima.

 

Além da boneca, a APPO estará dando uma moção para cada adulto que doar o seu cabelo e teve o seu desenho feito por uma adolescente de 16 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, chamada Aline Mendes Santos, que dedicou o seu tempo criando esse bonito presente que vai ficar na lembrança dos doadores.

 

Mais informações sobre a doação de cabelos e a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.