Noticia | APPO PARTICIPA DO FÓRUM DE POLÍTICAS PARA O CÂNCER DE MAMA

Voltar

No último dia 31 de maio, a psicóloga Natascha Takey participou do Fórum de Políticas para Câncer de Mama realizado no Hotel Sheraton Barra. A iniciativa foi da Fundação Laço Rosa, uma das mais conhecidas instituições ligadas à causa, e incluiu também um importante Encontro Estadual de Pacientes, que aconteceu paralelamente, discutindo temas de relevância no enfrentamento da doença.

 

Durante o encontro foi divulgado marcos históricos do Instituto Nacional do Câncer, INCA, por exemplo que em 2011 houve o fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer e que 2013, foi realizada a revisão da Política Nacional de Atenção Oncológica, que prevê as ações necessárias e as competências dos gestores nas esferas nacional, estadual e municipal.

 

Segundo dados atuais do INCA o plano de Doenças Crônicas Não Transmissíveis foi dividido e abordado o acesso á mamografia de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos, a implementação do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, a estruturação dos serviços especializados para o diagnóstico das lesões mamárias, garantia do acesso das mulheres com lesões suspeitas ao imediato esclarecimento do diagnóstico, expansão e qualificação da rede de tratamento do câncer, o desenvolvimento de estratégias para difundir informações relativas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama, capacitação de profissionais de Atenção Básica e Secundária e da rede básica para promoção, prevenção e diagnóstico precoce das neoplasias, agilizando o acesso aos centros de tratamento.

 

O evento reuniu gestores públicos e privados, associações médicas, entidades de classe, organizações não governamentais, sociedade civil, parlamentares e pacientes num amplo e sólido debate a respeito dos entraves para diagnóstico e tratamento do câncer de mama que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, deve ter 58 mil novos casos apenas em 2016 no Estado do Rio de Janeiro. No fórum também foi apresentada uma pesquisa inédita encomendada ao Datafolha para contextualizar o cenário do câncer de mama em território fluminense.

 

Todo o planejamento é para garantir melhor qualidade de tratamento, para que toda mulher com câncer de mama tenha seu diagnóstico complementado e o apoio de uma equipe multidisciplinar. Dentro dos serviços que realizam diagnóstico para câncer de mama foram explorados alguns problemas encontrados levando em conta a heterogeneidade das estruturas assistenciais nos municípios.

 

De acordo, ainda com a pesquisa do DataFolha, a relação médico x paciente foi vista como positiva, tendo como destaque o amparo, a atenção, o acolhimento e a segurança. De modo geral a grande maioria das pacientes declarou não apresentar resistência nas fases da doença, sendo a etapa de maior resistência a do recebimento do diagnóstico. Também foi abordado durante o fórum, o Câncer de Mama Metastático e sua realidade, onde o paciente consegue viver bem com a doença, garantindo acolhimento e dignidade.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

 

DIAGNÓSTICO - PRODUÇÃO INFORMATIVA

Estado de Rio de Janeiro - Ano de 2015

 

Faixa Etária

Punção de Mama por Agulha Fina

Punção de Mama po Agulha Grossa

Até 39 anos

285

241

40 a 49 anos

284

340

50 anos ou mais

719

935

Total

1.288

1.516

Fonte: DataFolha- SUS

-Números de unidades de saúde que realizam a punção aspirativa de mama no estado= 31.

-Incidência de câncer de mama no Estado do Rio de Janeiro- Estimativa 2016

 

Mulheres

Neoplasia Malígna

Estado

Casos

Taxa Bruta

Capital

casos

Taxa Bruta

 

Mama Feminina

 

 

8.020

 

91,25

 

3.980

 

112,8

Taxas brutas de incidências por 100 mil habitantes.

Fonte: Estimativa 2016 incidência de câncer no Brasil (INCA).

 

Diagnóstico-Produção Informativa

Estado do Rio de Janeiro- Ano 2015

Faixa Etária

Mamografia Diagnósticada

Mamografia Bilateral para Rastreamento

Até 39 anos

1.740

7.041

40 à 49 anos

5.712

66.389

50 anos ou mais

22.325

178.808

Total

29.777

252.238

Fonte: DataFolha

Número de Unidade de Saúde que realizam mamografia no estado: 91.

 

SERVIÇO

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

(24) 2242-0956

www.appo.org.br

appo@appo.org.br