Noticia | APPO ADERE A CAMPANHA #FORÇAAMIGA DA ROCHE

Voltar

A meta é alertar para a prevenção do câncer de colo do útero

 

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, aderiu a mais um movimento muito importante na luta contra o câncer: Força Amiga. Lançado pelo Laboratório Roche, o objetivo é chamar a atenção dos brasileiros e dar voz às mulheres que enfrentam o câncer de colo do útero através da informação, na prevenção e dando força às mulheres que passam pelo tratamento, combatendo os preconceitos e divulgando os passos para lidar com a doença.

 

O movimento serve para estimular o apoio à pacientes com a doença e incentivar o debate em torno do tema e todos os seus estágios. Dividida em diferentes etapas, a campanha prevê ativação nas redes sociais com o uso da hastag #ForçaAmiga. O câncer de colo do útero é o terceiro mais comum em mulheres brasileiras. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, serão 16.340 novos casos em 2016, um aumento de 4,8% na incidência (15.590 registrados em 2015). A estimativa mostra ainda que mais de 5 mil mulheres morrem, por ano, em decorrência da doença, o que totaliza uma morte a cada 90 minutos.

 

A APPO já recebeu as camisas da campanha que estão sendo usadas em palestras de conscientização sobre o câncer de mama, dentro das atividades do Outubro Rosa. O #ForçaAmiga também será divulgado nas mídias sociais da associação e na Casa de Apoio, ressaltando a importância dos cuidados e alertando para a prevenção do câncer do colo do útero.

 

No Brasil, 77% das pacientes com esse tipo de câncer são diagnosticadas com a enfermidade já em fases mais avançadas, quando começam a surgir os primeiros sintomas, como sangramentos e dores pélvicas. 20% das mulheres brasileiras apresentam resposta terapêutica inadequada às tecnologias utilizadas atualmente. Devido aos avanços científicos, existem novos recursos terapêuticos que podem aumentar a expectativa de vida em pacientes diagnosticadas com câncer de colo de útero avançado.

 

A escolha da terapia ideal para cada paciente dependerá do estágio da doença e condições clínicas da paciente. Em muitos casos, os tratamentos oferecidos contemplam apenas as combinações de cirurgia, quimioterapia isolada ou radioterapia, deixando de lado o uso de terapias mais inovadoras, que podem proporcionar maiores benefícios as pacientes que hoje já tem a doença e que não se beneficiam de estratégias de prevenção. 

 

Essa não é a primeira vez que a APPO se une ao Laboratório Roche em prol da divulgação de campanhas informativas contra o câncer. Recentemente, foi realizado na instituição o curso “Educar, Informar”, numa parceria entre as duas organizações, a Pontual Farmacêutica e a RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, que formou palestrantes para atuarem em campanhas de prevenção. O projeto entrou em uma nova fase, onde a informação será passada, através da realização de palestras e diversas atividades, para estudantes de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.