Noticia | TERMINA O CURSO “EDUCAR, INFORMAR” DA APPO

Voltar

A última aula foi realizada pela fonoaudióloga Márcia Costa

 

Terminou nesta quinta-feira, dia 28 de julho, o curso “Educar, Informa”, realizado pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos – APPO, em parceria com a com a RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, Laboratório Roche e Pontual Farmacêutica. O objetivo era de capacitar novos palestrantes para atuarem nas campanhas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, principalmente, o Outubro Rosa.

 

A última aula foi com a fonoaudióloga Márcia Costa, que ensinou as principais técnicas de impostação de voz, como falar melhor e comportamento diante do público. As aulas foram ministradas por profissionais atuantes na área oncológica e era destinado a pessoas que realizam as palestras de conscientização sobre o câncer de mama e que dão seus depoimentos com relação à doença.

 

Foram quase dois meses de curso, onde foram abordados temas como o que é câncer, detecção precoce do câncer de mama, doenças da mama, quimioterapia e radioterapia e seus efeitos, exames para diagnóstico, como lidar com pacientes fora de possibilidade terapêutica, mitos e verdades sobre o câncer, voluntariado, serviço social e os direitos do paciente com câncer.

 

Dentre os palestrantes, além da fonoaudióloga Márcia Costa, os médicos Dr. Bernardino Alves Ferreira Neto (Oncologista), Dr. Carlos Vinícius Pereira Leite (Mastologista), Dr. Eduardo Ramos e Dr. Paulo Cesar Ventura Canary (Radioterapeutas), o Tecnólogo de Radiologia José Rogério Mellado Guimarães, os Enfermeiros Rogério Cabral Machado e Helen Santos, a Psicóloga Cristina de Fátima Ruiz Volker, as Assistentes Sociais Cristiane Tavares Negócio e Alessandra Fernandes e Alexandra Teixeira, integrante da equipe do “Projeto Transforma Petrópolis”.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.