Noticia | PARCERIA ENTRE APPO E PROJETO VOLTE A SER FELIZ CADASTRA PACIENTES PARA O TRATAMENTO

Voltar

As pacientes poderão realizar a reconstrução de aréolas mamárias através da micropigmentação

 

 

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, que recentemente fechou uma parceria com o Projeto Volte a Ser Feliz, através da dermopigmentadora Patrícia Bastos, começou a cadastrar as pacientes que tenham interesse em realizar a reconstrução da aréola mamária e fazerem as sobrancelhas. Na última segunda-feira, dia 16 de julho, foi realizada uma palestra na instituição para explicar como funciona o processo de micropigmentação e a importância desse tratamento para a recuperação da autoestima para as mulheres no enfrentamento do câncer de mama.

 

Tanto o procedimento de reconstrução da aréola, quando o da sobrancelha, só pode ser realizado após a liberação médica e a colocação da prótese. A proposta da dermopigmentadora é realizar o tratamento gratuitamente em dois dias do mês para as pacientes encaminhadas pela APPO e durante o mês de outubro, atender em dois dias por semana, com o objetivo de incentivar a Campanha do Outubro Rosa.

 

“Esse trabalho foi escolhido com muito carinho, as pessoas foram selecionadas, conversaram com médicos, passaram por entrevista, são pessoas que vão realmente fazer esse trabalho com eficiência e gratuitamente para as nossas pacientes”, conta Ana Cristina Mattos, presidente da APPO.

 

A técnica utilizada no procedimento é  a de aréola realista que pode ser feita por varredura circular ou pontilhamento, com uma agulha especial específica para um dermógrafo, o que facilita a ação  para conseguir o melhor resultado. É usado o jogo de cor, luz e sombra e as interfaces, escolhendo as cores e misturas dos pigmentos adequados para cada tom de pele.

 

Para Ana Cristina, o tratamento vai além da parte estética. “O mais importante desse projeto é trazer de volta a autoestima e a segurança das pacientes para que elas se sintam valorizadas”.

 

O Projeto Volte a Ser Feliz surgiu com o intuito de amenizar o sofrimento que os pacientes já passaram, ou ainda passam, já que não atende somente a quem teve câncer, mas também a crianças e adultos portadores de vitiligo, lábio leporino e outros.

 

 “Me sinto extremamente realizada, pois não há nada melhor do que ver o sorriso e as lagrimas nos olhos brotarem quando elas se olham no espelho após o procedimento e dizem que agora elas voltaram a se reconhecer. É uma gratidão muito grande, uma troca de energia indescritível. É uma honra enorme pela confiança que depositam em mim após terem passado por tantas dificuldades” afirma Patrícia Bastos, dermopigmentadora.

 

O tempo de médio de duração do procedimento é de 40 a 60 minutos por aréola, o que vai depender de vários fatores, como o tipo de pele usada na reconstrução da mama, o que altera a fixação do pigmento, bem como se houver uma cicatriz que passe pela área a ser reconstruída.

Para participar do projeto é preciso entrar em contato com o Serviço Social da APPO, através das Assistentes Sociais Alessandra Fernandes e Abenice Nunes, e preencher um formulário. Mais informações podem ser obtidas na Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

 

SERVIÇO

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

(24) 2242-0956

www.appo.org.br

appo@appo.org.br