Noticia | Dia Municipal da Mulher é instituído em Petrópolis

Voltar

O Dia Municipal da Mulher, que será comemorado no dia 18 de outubro, foi instituído durante reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), realizada na última quarta-feira (28), na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta. Durante o encontro, que contou com a presença do prefeito Rubens Bomtempo, também foi eleita a nova presidência do conselho.

A data escolhida para comemorar o Dia Municipal da Mulher é em homenagem à conselheira municipal Pedentrina de Araújo Fernandes, que nasceu nesta data no ano de 1924. Hoje com 90 anos, dona Pedentrina é atuante nos conselhos e sindicatos de Petrópolis e desde os nove anos já participava do controle social daquela época. Em 1962, passou a atuar no conselho do sindicato têxtil de Petrópolis e chegou a ir aos Estados Unidos para participar de conferências e ser voluntária em projetos sociais. Atualmente, ela compõe o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI).

Pedentrina agradeceu a homenagem e destacou que a solidariedade é o caminho para uma sociedade mais justa. “Podemos fazer muito, se estivermos unidas e de mãos dadas. Somos mulheres e mulheres têm fibra. Dar amor às crianças e ensiná-las o que é o amor é uma forma de termos uma sociedade melhor”, ressaltou.

Nova presidência – A conselheira Luciana Périco foi eleita presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). Em seu discurso de posse, ela destacou o trabalho desenvolvido por Luciane Bomtempo durante os três anos em que presidiu o conselho. “Vou continuar o trabalho que foi iniciado pela Luciane. Eu agradeço a confiança das conselheiras e espero contar com o apoio de vocês, porque só vamos conquistar ainda mais se estivermos unidas”, disse.

Durante a reunião também foi apresentado pela secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Fernanda Ferreira, o relatório da 4ª Conferência de Políticas para as Mulheres, realizada em setembro. No documento constam as propostas aprovadas e que serão levadas para a conferência estadual.