Noticia | DIA MUNDIAL DO CÂNCER É CELEBRADO COM ATIVIDADE FÍSICA

Voltar

A data ressalta a importância do esporte na qualidade de vida do paciente oncológico

 

No último domingo, dia 03, o Projeto “Funcional com Personal” foi diferente. Realizado em parceria com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, ele foi em comemoração ao Dia Mundial do Câncer, celebrado no dia 04 de Fevereiro, e ressaltou a importância da atividade física para pacientes que estão passando, ou já passaram, pela doença.

 

O “Funcional com Personal” é um projeto gratuito realizado, desde o mês de outubro de 2018, aos domingos na Avenida Barão do Rio Branco pelo Professor de Educação Física Lucas Muniz e sua equipe. O objetivo é levar qualidade de vida para a população e estimular a prática de esportes no dia a dia. “São realizados exercícios com o peso corporal juntamente com a corrida e caminhada, além de estarmos criando um canal no YouTube para que os alunos possam estar fazendo atividades também no decorrer da semana e não fiquem dependentes apenas do treino no domingo para poderem se exercitar”, conta o profissional.

 

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer, UICC, com o apoio da Organização Mundial da Saúde, OMS, o Dia Mundial do Câncer é celebrado em 04 de fevereiro e é uma campanha de utilidade pública que tem como objetivo tentar evitar milhões de mortes a cada ano. A ideia é aumentar a consciência e o entendimento da doença, para que toda a sociedade se mobilize pelo controle do câncer.

 

Com base em estudos analisados, é cada vez mais certo que as atividades físicas influenciam não só no bem estar e a qualidade de vida, mas também, interferem na preservação da saúde, contribuindo para o equilíbrio do metabolismo e, consequentemente, reduzindo os riscos do surgimento de doenças crônicas. Os exercícios se mostram como uma importante ferramenta no controle de peso, regulação de hormônios endógenos e na melhor captação e aproveitamento de energia.

 

No caso do câncer, são fortes as evidências da contribuição dos exercícios nas diferentes fases da doença e de seu tratamento. No período de diagnóstico e pré-tratamento, o indivíduo tem na condição física o suporte para enfrentar a terapia. Na reabilitação há a preocupação com a preservação de suas capacidades físicas e da retomada de suas atividades cotidianas, sendo que em alguns casos de intervenções cirúrgicas há a indicação de exercícios para auxiliar a retomada dos movimentos e redução da chance de complicações pós-cirúrgicas.

 

“Já temos diversos estudos comprovando que a atividade física pode sim ser um excelente aliado para ajudar na recuperação e prevenção. Independente de seu condicionamento físico é possível adaptar exercícios para que consigamos evoluir e conquistar nossos objetivos”, afirma Lucas. 

 

Esse foi apenas o primeiro passo para a realização desse projeto dentro da APPO e, de acordo com o professor Lucas, em breve, além do treinamento presencial, os alunos, pacientes ou não, poderão receber informações e dicas pela internet.

 

“Serão postados vídeos semanais como forma de incentivo, para que possamos evoluir a metodologia de treino aplicada nos domingos. Serão treinos rápidos, de 10 a 15 minutos por dia, bem simples e de fácil execução, para que não haja nenhum perigo na hora de fazer. E para que não consiga ir nos domingos, poderá também fazer nossos treinos online e ter nossa equipe de profissionais à disposição”, explica.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

 

SERVIÇO

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

(24) 2242-0956

www.appo.org.br

appo@appo.org.br

 

DOAÇÕES BANCÁRIAS

Itaú

Agência: 9244

Conta Corrente: 09277-2

Favorecido: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

 

EQUIPE DE GESTÃO

Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos

Vice - presidente: Claudia Jochem

Secretária: Mônica Possas

Tesoureiro: Antonio Ricardo da Silva

Relações Públicas: Cris Moura 

Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Almeida, Rosângela da Silva e Vita Bruno