Noticia | DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE: APPO LANÇA CAMPANHA DE VOLUNTARIADO

Voltar

O objetivo é aumentar o número de voluntários na instituição

 

 

Em 31 de janeiro, próxima quinta-feira, é celebrado o Dia Mundial da Solidariedade. A data foi criada para destacar a importância da ação coletiva por meio de ações sociais, desenvolvendo a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social. Com esse objetivo, a APPO, Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, está lançando uma campanha para aumentar o voluntariado da instituição que hoje, conta com 50 voluntários que realizam diversas atividades diariamente em prol dos pacientes.

 

Para Alessandra Fernandes, Assistente Social, o voluntariado faz toda a diferença na rotina de trabalho da APPO, além de ser uma importante troca de experiências. “A colaboração das pessoas que realizam esse tipo de atividade contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida do paciente, sendo altamente positivo durante e após o tratamento, pois há uma valiosa troca de experiências e amor no trabalho realizado. O trabalho oferecido através do voluntariado é tão essencial para quem recebe quanto para quem se doa, a satisfação de dividir o seu melhor com o outro fortalece o sentimento de solidariedade e respeito ao próximo”, afirma.

 

Para ser um voluntário da APPO é necessário, além de amor ao próximo e vontade de ajudar, atender a alguns requisitos. Ao assumir essa responsabilidade, a pessoa assume um compromisso com a instituição e, principalmente, com os pacientes. Para fazer seu cadastro, é preciso se apresentar na instituição e preencher uma ficha com os seus dados.

 

Em seguida, eles passam por uma entrevista com o Assistente Social e a Psicóloga. “Nós avaliamos itens como ter idade mínima de 18 anos e, caso tenha feito tratamento para o câncer, é necessário aguardar um período de 01 ano após o término para se candidatar”, explica Alessandra.

 

É importante que o voluntário tenha em mente que ele vai estar dedicando o seu tempo e seu talento para ajudar outras pessoas. A associação precisa do serviço de profissionais que atuem em enfermagem, nutrição, fisioterapia, yoga, tai chi chuan, farmácia e educação física, dentre outros. A Casa de Apoio também oferece e necessita de pessoas que realizem atividades como: pintura, música, artesanato, costura, tricô e crochê, bordado, etc.

 

Caso a pessoa tenha vontade de realizar algum tipo de trabalho voluntariado, mas no momento não tem disponibilidade de tempo, ele pode estar ajudando através da doação de roupas ou itens para o nosso Bazar Beneficente, cabelos para a confecção de perucas, alimentos, materiais de higiene e limpeza e doações em espécies, que pode ser feita por depósito bancário ou pelo serviço de telemarketing.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através dos telefones (24) 2242-0956 e (24) 2237-6131, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

 

SERVIÇO

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

(24) 2242-0956

www.appo.org.br

appo@appo.org.br

 

DOAÇÕES BANCÁRIAS

Itaú

Agência: 9244

Conta Corrente: 09277-2

Favorecido: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

 

EQUIPE DE GESTÃO

Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos

Vice - presidente: Claudia Jochem

Secretária: Mônica Possas

Tesoureiro: Antonio Ricardo da Silva

Relações Públicas: Cris Moura 

Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Almeida, Rosângela da Silva e Vita Bruno