Noticia | CURSO DE CUIDADOS PALIATIVOS RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM

Voltar

O assunto é tema de Palestra que será realizada na próxima segunda-feira na APPO

 

 

Será realizada na próxima segunda-feira, dia 06 de novembro, à 19h, na Sala de Convivência da Casa de Apoio da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, a Palestra “Enfermagem em Cuidados Paliativos”, com Iris Rocha, enfermeira especialista em oncologia. O encontro faz parte do Curso de “Educação Continuada em Cuidados Paliativos”, realizado pela APPO em parceria com a Secretaria Regional de Ação Social, Igreja Metodista Wesleyana, Primeira Região Eclesiástica, Pontual Farmacêutica e RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia.

 

Essa é a última aula do curso, que começou em agosto e teve duração de um pouco mais de dois meses, reunindo palestrantes de diversos segmentos dentro da área. O objetivo é a implantação de uma unidade de Cuidados Paliativos na cidade, já que Paliativos são os cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura, e que ameace sua vida, visando uma melhor qualidade de vida.  Para isso é fundamental que ele tenha acesso a uma equipe multidisciplinar, que tem o desafio de tratar da dor e outros sintomas físicos, assim como aspectos sociais, psicológicos e espirituais.

 

No encontro de segunda-feira, será abordado o papel da enfermagem nessa equipe. “Os Enfermeiros e técnicos de enfermagem possuem papel crucial na equipe interdisciplinar por serem os profissionais que estão na maior parte do tempo, cuidando dos pacientes e seus familiares. Para que isso ocorra de maneira adequada é preciso mudar o pensamento voltado para a doença e focar nas necessidades do paciente, objetivando a qualidade de vida em conjunto com a equipe”, afirma a palestrante.

 

Iris Rocha é enfermeira especialista em oncologia com foco em cuidados paliativos, pelo INCA, possui experiência na área de 11 anos, sendo desses, 8 anos como Enfermeira do HCIV - unidade de Cuidados Paliativos do INCA. Atualmente faz Mestrado em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e é membro do Grupo de Pesquisas em CP da FIOCRUZ (GEPCP/ENSP/DIHS/FIOCRUZ).

 

O Curso foi direcionado para profissionais da área saúde, estudantes e pessoas interessadas ao tema, e teve como objetivo apresentar o que são os Cuidados Paliativos, ainda pouco difundidos na cidade. Os profissionais selecionados para participarem deste projeto foram escolhidos através de sua vasta experiência na área, são pessoas que atuam há anos na implantação e divulgação dos Cuidados Paliativos no Brasil, e no mundo.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.