Noticia | APPO PARTICIPA DO FÓRUM DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO

Voltar

O objetivo é capacitar cada vez mais a equipe que atua diretamente com os pacientes

 

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, participou de dois grandes eventos ligados ao Câncer de Mama no Rio de Janeiro: o "Encontro de Pacientes” e o “Fórum de Políticas para o Câncer de Mama", ambos foram promovidos pela Fundação Laço Rosa. O curso foi realizado no mês de maio no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. A APPO foi representada por doze pessoas, sendo seis integrantes da equipe técnica e seis Vitoriosas.

 

O objetivo da APPO é promover a capacitação de sua equipe de trabalho. Para Alessandra Fernandes, Assistente Social, a participação, não apenas das funcionárias, mas das Vitoriosas, trouxe uma grande bagagem de informações e fortaleceu os laços afetivos. “A APPO conta com o apoio das vitoriosas em suas ações e estratégias de trabalho, o objetivo é compartilhar essas informações e juntos assumir um compromisso com a mudança do cenário atual, onde possamos ouvir a paciente, entender as suas necessidades e construir uma saúde mais digna e acessível a todos”, afirma.

 

Foram dois dias de muito estudo e aprendizado. No primeiro dia foi abordado o “Encontro Nacional de Pacientes”, que abriu espaço para uma conversa questionadora com os pacientes, onde foram discutidos os seguintes assuntos: “Conhecendo o câncer de mama”, “Fosfoetanolamina”, “O que o paciente precisa saber”, “Medicina de Precisão”, “Teste Genético BRCA1 e BRCA2”, “Câncer de mama metastático” e “Redes de apoio e Dor, mitos e verdades”. 

 

No segundo dia, com o tema “Fórum de Políticas para o câncer de mama”, foi dado ênfase às informações da Pesquisa Data Folha, “O Câncer no mundo”, “O Câncer de mama no cenário brasileiro”, “Biossimilares, o que precisamos entender”, “Câncer de mama metastático” e a incorporação de novas tecnologias.

 

De acordo com as pesquisas, dados alarmantes mostram realidades diferentes com pacientes portadoras de câncer de mama entre o SUS e a rede Privada. As organizações não governamentais são protagonistas no estabelecimento de políticas públicas, todos no mesmo debate buscando melhorar o cenário da doença no Estado.

 

“É importante entender que precisamos dialogar sobre prevenção e desmitificar a doença, falar sobre o câncer e os tipos de tratamento, para que o paciente enfrente os desafios diários de forma mais tranqüila, com conhecimento, proporcionando impacto benéfico no tratamento”, conta Alessandra.

 

O encontro serviu ainda para que a APPO pudesse trocar informações e experiências com outras entidades ligadas ao câncer. “Na medida em que as associações conhecem umas as outras, abrimos possibilidades de maior qualificação e trabalho em rede. A troca de informações favorece ao crescimento das ações e melhor compreensão dos obstáculos a serem enfrentados, respeitando as particularidades de cada organização”.

 

A APPO foi convidada pela Fundação Laço Rosa, que disponibilizou doze vagas para a participação no evento. Elas foram preenchidas pela Presidente Ana Cristina Coelho Mattos, a Vice - presidente Claudia Jochem, as Assistentes Sociais Alessandra Fernandes e Cristiane Negócio, a Psicóloga Natascha Takey, a Coordenadora de Projetos Sociais Patrícia Portugal, e pelas Vitoriosas: Dayane Sant’Anna, Nilza Maria Barros Machado, Marcele Izidorio Corrêa, Vanda Pereira da Silva, Joanita da Silva Rolin e Sandra Leila Anacleto Siqueira.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.