Noticia | APPO PARTICIPA DO DIA MUNDIAL DAS BOAS AÇÕES

Voltar

A comemoração da data na cidade faz parte das ações do Projeto Transforma Petrópolis

 

Uma data especialmente dedicada à solidariedade, assim será o Dia Mundial das Boas Ações. Criado em 2007 e comemorado em todo o mundo, essa é uma forma de convocar cada pessoa a fazer o bem e, depois, espalhar pelo mundo. Na cidade, a ação ganhou asas através do Projeto Transforma Petrópolis, que convidou as 65 ONGs, Organizações Não Governamentais, e projetos sociais cadastrados, a sugerirem uma boa ação.

 

O evento será realizado no dia 10 de abril, com ações no centro e em diversas outras partes da cidade. Essa é a primeira vez que a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, a APPO, participa do Dia Mundial das Boas Ações e vai transformar o mundo dos idosos do Lar São João de Deus. “Queremos fazer uma interação entre os voluntários da APPO e do Lar São João de Deus, levando alegria e levantando a autoestima dos idosos, com rodas de conversa, dinâmicas de grupo e distribuição de lembrancinhas”, conta Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.

 

Lançado em dezembro de 2015, o “Transforma Petrópolis – Cidade do bem” é um marco para o voluntariado do município. Antes de ser colocado em prática, foram realizadas diversas reuniões setoriais com instituições e voluntários, para a apresentação da ideia e colher contribuições e informações. O movimento surgiu como proposta de uma rede construída por toda a cidade, começando, desde a sua concepção, a tecer laços de solidariedade entre os mais diversos setores.

 

Para Ana Cristina o projeto surgiu como uma possibilidade de transformara vida das associações e instituições inscritas. “Ele nos dá a oportunidade de crescer, conhecer outras entidades e poder trocar experiências, serviços, além de ter mais pessoas trabalhando. Hoje, a maior dificuldade é termos pessoas comprometidas, sabendo que ser voluntário é ter responsabilidade com o que assumiu. Além de somar junto com as demais instituições para que possamos construir e transformar a nossa cidade”.

 

A APPO possui cerca de 30 voluntários atuando em diversos setores, mas ainda precisa de professores de educação física e dança, e de pessoas que possam servir o café no ambulatório. Das atividades realizadas por voluntários, são oferecidos aos pacientes portadores de câncer, atendimento de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, aulas de Reiki, Biodanza, Corte e Costura e Artesanato, dentre outras.

 

“Se oferecemos esses benefícios para os assistidos pela APPO, é porque temos pessoas que além de doar o seu tempo, doam também amor para dar uma melhor condição de vida ao paciente de câncer. Sem essas pessoas não conseguiríamos nem servir o café no ambulatório da Radioserra e do CTO, pois tudo o que temos vem dos nossos voluntários e de doações”.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro. Para saber um pouco mais sobre o Projeto “Transforma Petrópolis – Cidade do bem”, basta acessar o site www.transformapetropolis.com.br.