Noticia | APPO PARTICIPA DE REUNIÃO COM O TRANSFORMA PETRÓPOLIS

Voltar

No último dia 19 de abril, o Projeto “Transforma Petrópolis – Cidade do Bem” realizou mais um ciclo de palestras para os representantes das associações e instituições cadastradas. O evento contou com a participação do prefeito Rubens Bomtempo que, recentemente, recebeu em Curitiba o Prêmio Inova Cidade devido ao sucesso obtido com o projeto implantado aqui no município.

 

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, foi representada pela coordenadora de projetos sociais, Patrícia Portugal. A palestra realizada por Alexandra Teixeira foi sobre a importância do voluntariado, onde foram abordados temas como: a não remuneração, a capacitação das instituições para lidar com os voluntários, como buscar e “admitir” e o fato do voluntário só poder trabalhar uma vez por semana, com número de horas estipulado.

 

Outro ponto importante foi a o reconhecimento que deve ser dado a ele, buscando formas de agradecer, mostrando a importância do trabalho que ele está desenvolvendo. De acordo com Alexandra, muitos desistem do trabalho por achar que não estão fazendo a diferença.

 

Cinco instituições foram sorteadas para serem capacitadas para inserir os dados na plataforma do Projeto, em breve, todas participarão desse processo, assim como um treinamento para buscar voluntários e a utilização da plataforma.

 

Lançado em dezembro de 2015, o “Transforma Petrópolis – Cidade do bem” é um marco para o voluntariado do município. Antes de ser colocado em prática, foram realizadas diversas reuniões setoriais com instituições e voluntários, para a apresentação da ideia e colher contribuições e informações. O movimento surgiu como proposta de uma rede construída por toda a cidade, começando, desde a sua concepção, a tecer laços de solidariedade entre os mais diversos setores.

 

A APPO possui cerca de 30 voluntários atuando em diversos setores, das atividades realizadas são oferecidos aos pacientes portadores de câncer, atendimento de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, aulas de Reiki, Biodanza, Corte e Costura e Artesanato, dentre outras.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro. Para saber um pouco mais sobre o Projeto “Transforma Petrópolis – Cidade do bem” basta acessar o site www.transformapetropolis.com.br.