Noticia | APPO PARTICIPA DE CONGRESSO SOBRE PSICO-ONCOLOGIA EM SÃO PAULO

Voltar

O encontro aconteceu no Hospital Sírio Libanês

 

Em busca do aperfeiçoamento para melhorar o atendimento oferecido aos pacientes em tratamento do câncer assistidos pela instituição, a APPO, Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, participou de mais um curso de capacitação: “Psico-Oncologia no Contexto Hospitalar: Aspectos Práticos”, realizado pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

 

O enfoque foi uma colocação sobre o câncer, que tem sido um dos maiores problemas de saúde do mundo. O mesmo vem, desde sempre, na história com grande estigma e associado a estudos envolvendo fatores emocionais, destacando a psico-oncologia como uma das áreas essenciais no diagnóstico e durante o tratamento, no enfrentamento do câncer, na busca de amenizar o impacto que a doença traz e tudo que a envolve.

 

O encontro vem de acordo com a proposta da associação, em investir na capacitação e no conhecimento para se aperfeiçoar cada vez mais. “A Appo teve uma grande oportunidade na troca de experiências, podendo comprovar mais uma vez que estamos no “caminho certo”, com nosso trabalho no suporte psicossocial e multidisciplinar ao paciente oncológico. Durante nossa trajetória podemos constatar que uma equipe multiprofissional faz a diferença para o paciente e sua família, ou cuidador”, explica a psicóloga Natascha Takey.

 

A equipe da Appo atua diretamente com o paciente e seu familiar, com uma visão de respeito, empatia, equilíbrio, escuta ativa e comunicação eficaz, que são essenciais. “Durante o curso foi possível confirmar nossa visão onde o foco no paciente tem que ser para além da doença, englobar a pessoa, sua biografia, seus valores e suas preferências, levando em conta sua individualidade, e seu modo de enfrentamento”, afirma a psicóloga.

 

O tratamento psicológico ajuda, e muito, no tratamento e na luta contra o câncer. Todas as transformações na rotina do paciente podem contribuir para o seu desequilíbrio e desencadear diversas reações emocionais. Por essas razões, com o apoio de um psicólogo o paciente tem uma grande ajuda no enfrentamento do tratamento oncológico.

 

O Curso de Psico-Oncologia teve duração de um dia e além da Psicóloga Natascha Takey, a APPO foi representada pela Presidente Ana Cristina Mattos e pelas Assistentes Sociais Alessandra Fernandes e Cristiane Negócio.

 

“Foi de grande importância profissional participar desse curso, com grande troca de experiência, onde o foco foi o suporte psico-oncologico para o paciente e seu familiar, onde existe a necessidade de olhar para o paciente e seu universo, com suas perdas e ganhos diante do diagnóstico, de forma individualizada, atuando na redução do estresse”, finaliza Natascha.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.